Deixe seu comentário. Sua opinião para nós é muito importante!


FIQUE LIGADO!!
Rio Gastronomia e Escolas Municipais
Neste mês de agosto as merendas escolares receberão a contribuição das ideias de alguns Chefs de cozinha, participantes do evento, que irão se reunir com cozinheiras da  rede municipal. O encontro tem por finalidade a discussão sobre temas relativos a  nutrição, além da elaboração de receitas mais saborosas aos  alunos. Confira a reportagem completa de Eduardo Vanini:

Na sala de aula: um toque de mestre nas escolas cariocas

O Rio Gastronomia também chegará até a cozinha das escolas municipais, dando um toque especial às refeições dos estudantes. Nos dias 4 e 5, o Merenda com os Chefs reunirá especialistas a 42 cozinheiras de 21 unidades da rede, para que discutam temas relacionados ao setor e criem receitas tão nutrituvas quanto saborosas. Lideradas por nomes como a chef Teresa Corção — que é presidente do Instituto Maniva, entidade responsável por ações sociais e ambientais por meio da gastronomia brasileira — as cozinheiras vão passar por dinâmicas e orientações. Elas também serão divididas em grupos para aprender um dos pratos sugeridos por Teresa: uma farofa com legumes e um prato com cação, alimentos que nfrentam resistência por parte das crianças.
As receitas elaboradas pelo grupo serão posteriormente avaliadas pelo Instituto de Nutrição Annes Dias. A ideia é que seja verificada a possibilidade de inclusão dessas criações no cardápio permanente das unidades. Como define Teresa Corção, o evento será uma oportunidade de união entre grupos que normalmente não se juntam para conversar. — Todos estão interessados numa única coisa, que é uma alimentação boa e gostosa. E em cada grupo desses há um olhar sobre o assunto — diz a chef, que dá mais detalhes no vídeo acima.



E.M. Marechal Pedro Cavalcanti
Festa Julina

Na data de 18 de julho foi realizada a festa Julina do PEJA da E.M. Marechal Pedro Cavalcanti (Paciência). A festa contou com todas as tradições e brincadeiras desta bela comemoração popular, como  pescaria, xilindró, quadrilha, barraca do beijo, casamento, corrida do ovo, pega chapéu, dança das cadeiras...e cada ganhador levava seu brinde para casa!!! E a equipe da escola estava vestida à caráter: o professor Jaime representou o padre da quadrilha; a professora orientadora Rosane estava de noiva!!! Os alunos também estavam à vontade, aproveitando a festa, participando das brincadeiras e se deliciando com a bela sopa de ervilha e canjica que foram servidas. Mais um evento de sucesso da escola!!! Confira:

Alunas do Peja

Professores posando de sinhá!!
                                               
Professoras, Assistente Social 
e aluna: disputa pela barraca 
do beijo!                                                       Professoras: Noiva e sinhá                                                         








                                                Aluna: Noiva da quadrilha

Hora da fome: sopa de ervilha e Canjica

Alunos dançando forró e Pescaria                                                                                        








 Mural com tema da Festa deste ano

 Aluna com o brinde depois da brincadeira

                                       Quadrilha
 Corrida do Ovo



Em julgamento, a maioridade penal

A sociedade discute se os menores infratores devem ser punidos como adultos. Para você, a solução é mudar a lei ou melhorar a educação?


Não acho bacana misturar adolescentes de 16 anos com pessoas mais velhas, que estão há muito tempo no presídio. Se isso acontecer, a pessoa deve sair pior do que entrou. Luís Otávio, ator do filme Cidade de Deus (acima, como o personagem Buscapé)
Não acho bacana misturar adolescentes de 16 anos com pessoas mais velhas, que estão há muito tempo no presídio. Se isso acontecer, a pessoa deve sair pior do que entrou. Luís Otávio, ator do filme Cidade de Deus (na foto, como o personagem Buscapé)
Quando se fala em tomar medidas legais para combater a criminalidade, inevitavelmente vem à tona a discussão sobre a redução da maioridade penal — a idade em que, diante da lei, um jovem passa a responder inteiramente por seus atos, como os cidadãos adultos. Existem atualmente no Congresso Nacional 54 projetos de lei com esse objetivo. O assunto voltou com força ao noticiário depois do assassinato de um casal de namorados em São Paulo, em novembro passado. O principal suspeito de ter arquitetado e cometido o crime, com métodos cruéis, é um rapaz de 16 anos.

Numa pesquisa do Instituto Sensus, de Minas Gerais, divulgada no fim de 2003, 88% dos entrevistados apoiaram uma reforma nas leis que reduza para 16 anos a responsabilidade criminal no país. O Site do Professor também realizou um levantamento informal sobre o assunto e 75% dos internautas que decidiram participar se manifestaram pela maioridade penal aos 16. Como se vê, a idéia conta com o apoio de uma expressiva maioria da população.
Por que tanta gente está disposta a empunhar essa bandeira?

  Leia mais em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/legislacao/julgamento-maioridade-penal-425201.shtml


Denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes chegarão em tempo real ao Ministério Público

As denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes feitas por meio do Disque 100 serão transmitidas em tempo real ao Ministério Público dos estados e da União. O acordo foi assinado hoje, 12/7 durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente entre a Secretaria de Direitos Humanos e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público (CNPG).
 As denúncias serão enviadas em tempo real para a Coordenação-Geral de Direitos Humanos do CNPG, que encaminhará as informações às promotorias em cada estado do país.“O Ministério Público vai apoiar o governo federal nas investigações e em todas as medidas necessárias para proteger a criança e responsabilizar o agressor. Queremos que o Disque 100 tenha efeitos concretos”, disse a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. O presidente do CNPG, Cláudio Soares Lopes, considera que a parceria vai agilizar o processo das denúncias. “Nesses casos a rapidez da informação é fundamental para proteção das crianças e dos adolescentes, especialmente nos casos de crimes sexuais”.

De acordo com dados do Disque Direitos Humanos, o Disque 100, apenas nos primeiros quatro meses do ano, o módulo Criança e Adolescente teve 34.142 denúncias. Oito em cada dez vítimas são meninas. De janeiro a março deste ano, foram registradas 4.205 denúncias de violência sexual - dessas, 2.165 referem-se a crianças e adolescentes.

Guia de prevenção da violência letal contra adolescentes e jovens


O UNICEF, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Observatório de Favelas lançaram na noite de 12/7 o Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens. O Guia é parte do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens (PVRL) e tem o objetivo de proporcionar uma metodologia que oriente os gestores dos municípios brasileiros na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução da violência letal contra adolescentes e jovens. Nele são apresentados os passos necessários para a elaboração de um diagnóstico local, a formulação de uma política de prevenção de forma participativa e o monitoramento e avaliação da política implementada.
As taxas de homicídio entre jovens e adolescentes no Brasil estão entre as mais altas na América Latina. Para a coordenadora do Programa de Proteção do UNICEF no Brasil, Casimira Benge: "esta é uma contribuição importantíssima para os municípios enfrentarem esse desafio". Ela destacou que as mortes entre essa população têm cor, sexo e território. Os dados oficiais demonstram que os adolescentes e jovens do sexo masculino e negros são as maiores vitimas de homicídio no Brasil. "Cada criança e cada adolescente têm o direito de crescer sem violência. É dever do Estado, da sociedade e da família garantir isso", concluiu Casimira.

O papel dos municípios é fundamental para as políticas de redução da letalidade, tendo em vista que os homicídios possuem causas e motivações diversas e, portanto, necessitam de estratégias preventivas direcionadas às especificidades locais.

O Guia contextualiza o tema da violência letal contra adolescentes e jovens no Brasil e o papel desempenhado pelos municípios na elaboração de políticas públicas preventivas. Sua leitura e utilização por parte dos gestores locais fortalecerá a inclusão dessa temática na agenda municipal e as ações preventivas que poderão ser desenvolvidas no âmbito local.
O lançamento foi realizado na Cidade dos Direitos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, onde ocorre a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - e contou com a participação de Casimira Benge, coordenadora do Programa de Proteção do UNICEF no Brasil; Raquel Willadino, do Observatório de Favelas; Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj); e Carmen Oliveira, Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Fonte: UNICEF

Ministério Público do Rio de Janeiro recomenda ao Município do Rio medidas para regularizar o sistema educacional para pessoas com deficiência‏

 

A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação da Capital expediu Recomendação* ao Município do Rio de Janeiro com 15 medidas a serem adotadas para regularizar o sistema educacional para pessoas com deficiência. As ações recomendadas deverão ser postas em prática para facilitar o acesso às escolas e abrangem desde prioridade na matrícula ao número máximo de alunos com necessidades especiais em creches. 
No documento, é conferido o prazo de 120 dias para a comprovação das providências adotadas. Subscritora da Recomendação, a Promotora de Justiça Bianca Mota de Moraes ressaltou no texto encaminhado à Prefeitura do Rio que a Constituição Federal determina em seu Art. 208 que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino".
 A Promotora elencou diversas medidas que precisam ser executadas para garantir o acesso amplo e irrestrito das pessoas com deficiência ao sistema educacional carioca. Entre as providências recomendadas estão "a absoluta prioridade aos alunos com deficiência na matrícula para os próximos anos letivos, a partir de 2012, inclusive no acesso às creches, realizando-se para esse público a matrícula antecipada e sem condicionamento a sorteio". 
A Recomendação também prevê que o Município disponibilize às pessoas com deficiência maiores de 17 anos matrícula também no horário diurno, em escola próxima a sua residência e que aloque no máximo dois alunos com deficiência nas classe regulares de creches até o 9º ano do ensino fundamental". 
Também constam no documento medidas como divulgação de informações completas sobre as escolas da rede pública municipal; oferta de formação continuada em Educação Especial, em Líbras e em Braile aos professores; implantação de salas com recursos multifuncionais e do Plano Individual de Atendimento Educacional, entre outras.

*Recomendação é uma medida jurídica extrajudicial prevista na Lei da Ação Civil Pública e tem como objetivo resolver problemas que afetem direitos coletivos sem a necessidade de se acionar a Justiça.

Fonte: http://mp-rj.jusbrasil.com.br/noticias/3178853/mprj-recomenda-ao-municipio-do-rio-medidas-para-regularizar-o-servi



REUNIÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA)


Todos nós que atuamos na educação sabemos das diferenças no processo de ensino e aprendizagem quando comparamos o ensino regular e o ensino no Peja, principalmente quando nos reportamos aos perfil dos alunos e a valorização da educação e do espaço escolar. No ensino denominado regular, os alunos são jovens, menores de idade (crianças e adolescentes) e contam um calendário escolar diferenciado dos alunos do Peja. Já na educação de jovens e adultos, observamos que os alunos têm idades mais avançadas, e retornaram a escola após anos de afastamento da educação formal, devido a diversas questões relativas a trabalho precoce para auxiliar na renda familiar, gravidez na adolescência, dentre outros. Mas hoje temos um fenômeno que tem se ampliado constantemente: o aumento de adolescentes no Peja, em especial no ensino noturno. Esta nova realidade conduz a educação a novas organizações e propostas de trabalho, tendo os profissionais novas demandas e a responsabilidade de fomentar ainda mais a interação entre os diferentes segmentos da comunidade escolar e a participação democrática. Neste sentido, a equipe de profissionais
 (Professores, Assistente Social do Proinape e Professora Orientadora) da EM Marechal Pedro Cavalcanti (Paciência) realizou nesta quinta-feira (28/06/2012) reunião com responsáveis de alguns adolescentes, debatendo com os mesmos a importância do processo educacional, indisciplina, violência, dentre outros temas. Um momento importante de articulação entre família e escola, tão necessária para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

FIQUE LIGADO!!!!


A equipe do Proinape está sempre buscando informações de eventos importantes e atividades diferenciadas no campo da educação, que venham contribuir com as reflexões profissionais e na melhoria do serviço prestado a população. Neste sentido, buscamos aqui no blog divulgar diversas encontros, congressos e exposições para os profissionais da educação e para os alunos e famílias. Divulgue você também!!!! Quando souber de eventos nos mande para que divulguemos aqui!!! Ah, e socialize estas informações na sua escola, junto aos professores, direção, coordenação pedagógica, alunos, famílias, funcionários....Para ter acesso a lista de eventos, acesse sempre o link marcadores/Eventos na área da Educação!


1)            XVI ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
Data: 23 a 26 de julho de 2012
Informações: www.endipe2012.com.br


2) IV CONGRESSO BRASILEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Data: 15, 16 e 17 de outubro de 2012

3) Exposição no Museu Ciência e Vida: Nascer, uma homenagem a todas as mães
Classificação etária: livre. Entrada franca. Data: até 31 de agosto de 2012
Local: Museu Ciência e Vida – Rua Aílton da Costa, s/nº - 25 de agosto – Duque de Caxias-RJ
Horário: de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h. Mais informações: www.museucienciaevida.com.br

4) Exposição no Museu Ciência e Vida: Leonardo da Vinci, maravilhas mecânicas
Data: até dezembro de 2012
Local: Museu Ciência e Vida - Rua Aílton da Costa, s/nº – 25 de agosto – Duque de Caxias-RJ. Horários: de segunda-feira a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 13h às 17h. Para agendamento escolar ou de grupos (acima de 15 de integrantes): (21) 2671-7797Mais informações: www.museucienciaevida.com.br


5) 5° Prêmio Menino Caranguejo para animações, histórias em quadrinhos e ilustrações
Organizado e promovido pelo Instituto Caranguejo de Educação Ambiental (www.caranguejo.org.br), o prêmio é parte integrante do projeto de extensão Desenho Animado Ambiental – DAA, vinculado à Universidade da Região de Joinville – Univille. Serão premiadas as três melhores animações; as três melhores histórias em quadrinhos e as três melhores ilustrações. O tema desta edição é Minha Escola, meu Meio Ambiente. Poderão participar do 5° Prêmio Menino Caranguejo de Animação Estudantil estudantes e professores do ensino Fundamental, Médio e Superior de todo o território brasileiro. Prazo para inscrições: 27 de outubro de 2012

6) Fiocruz apresenta a exposição “Nós do mundo”
O Museu da Vida apresenta a exposição Nós do mundo, que tem como objetivo fazer com que os visitantes reflitam sobre o papel do homem no cenário atual. A mostra traz imagens, áudios, vídeos e atividades interativas e aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente.  Data: até 28 de julho de 2012
Visitação: de terça a sexta-feira, entre 9h e 16h30min, mediante agendamento. Aos sábados, visitação livre, de 10h às 16h.
Local: sala de exposições do Museu da Vida - Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro RJ. Mais informações e agendamento: (21) 2590-6747 erecepcaomv@coc.fiocruz.br

7) Ciclo de filmes que retratam a história da arte, na Caixa Cultural Rio
A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta o ciclo de filmes seguidos de palestras Diálogos na Tela, com curadoria de Andreas Valentin. As sessões acontecem todos os sábados, durante quatro meses (nos dias 2 e 9 de junho não haverá sessões). 

Data: de 28 de abril a 25 de agosto de 2012
Local: Teatro Nelson Rodrigues – Av. República do Chile, 230 - Anexo – Centro, Rio de Janeiro-RJ. Horário: 10h. Informações: (21) 2262-8152. Ingresso: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia-entrada). Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h. Mais informações no site da Caixa Cultural ou no blog do evento.


8) Seminário discute a escrita do professor e do aluno
O encontro pretende investigar as pesquisas em Educação e Linguagem que vêm produzindo estudos sobre escrita escolar e as identidades docentes e discentes. O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas.
Data: de 9 a 11 de julho de 2012 
Local: Faculdade de Educação da UFRJ – Av. Pasteur, 250 – Campus da Praia Vermelha – Urca, Rio de Janeiro-RJ. Inscrições e mais informações no site do evento.


9) 18º Congresso de Leitura do Brasil
Com o tema O mundo grita. Escuta? Será realizado o 18º COLE, que pretende o entrelace de diferentes linguagens, variadas formas de expressão. 

Data: 16 a 20 de julho de 2012. Local: Unicamp, Campinas-SP. Mais informações no site do evento.