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Contra a violência, criatividade


Mostra de vídeos feitos por jovens revela como eles encaram a resolução de conflitos e a Cultura de Paz.   Será no dia 29 de novembro, às 14h, no Unicirco Marcos Frota (Quinta da Boa Vista, São Cristóvão). Entrada franca.
Durante um ano, cerca de 900 pessoas — entre alunos, educadores e gestores — participaram do projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”. O objetivo é envolver estudantes de 50 escolas municipais do Rio de Janeiro na construção de soluções pacíficas para os conflitos que vivenciam.

Entre as atividades do projeto foram realizadas oficinas de vídeo, que resultaram em cerca de 50 produções audiovisuais concebidas e realizadas pelos jovens. Uma seleção desses vídeos será exibida do dia 29.

Alunos e professores participantes estarão presentes. Além da Mostra de Vídeos, haverá apresentações do Unicirco Marcos Frota e está prevista a participação da secretária municipal de Educação, Claudia Costin.

Sobre o Projeto

“Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos” é um projeto do CECIP em parceria com a SME do Rio de Janeiro, com patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras.

Visa contribuir para a ampliação da Cultura de Paz, buscando respostas efetivas a situações de conflito e violência no âmbito das escolas e da comunidade de entorno. O que se propõe é outra forma de resolver conflitos, na qual a cultura da punição é substituída pela busca das causas que levaram ao ato violento, suas consequências e a responsabilização dos danos por parte dos que o cometeram.

O projeto trabalha com 50 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, por meio da formação de adolescentes (entre 15 e 17 anos) e educadores para serem os difusores da Cultura de Paz. Os jovens protagonistas, com o apoio da comunidade escolar, implementam processos circulares (prática de resolução de conflitos) em seus espaços de atuação, visando contribuir para a transformação de escolas e seu entorno em um lugar de convivência pacífica, segura, de respeito à diversidade e sem preconceito.

Há anos a metodologia vem sendo experimentada com êxito em escolas do Estado de São Paulo, e está sistematizada em diversos materiais produzidos pelo CECIP.

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