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fonte: http://www.viomundo.com.br/denuncias/governo-alckmin-acaba-com-aulas-de-geografia-historia-e-ciencias.html

Governo Alckmin acaba com aulas de Geografia, História e Ciências

publicado em 23 de março de 2013 às 10:46

Não há compensação de aulas no novo programa do governador Geraldo Alckmin
Governo paulista põe fim a aulas e quer aumentar qualidade de ensino
do Hora do Povo, sugestão de Gerson Carneiro 

O governo do Estado de São Paulo retirou o ensino de História, Geografia e Ciências
nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A nova modalidade faz parte da primeira
reformulação curricular que inicialmente seria aplicada nas escolas em tempo integral.
A retirada das aulas da grade curricular vale para as 297 escolas que estão no suposto
 programa de ensino integral implantado a partir de 2006 e exclui as 21 escolas que não
 migraram para o novo modelo de ensino integral – criado em 2012 para o ensino médio
e estendido para o fundamental neste ano.
Mesmo permanecendo na escola por 8 horas todos os dias, os alunos dessas 297 escolas
 não terão aulas de Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia, onde até o ano
 passado tinham sete aulas semanais dessas matérias até o 3º ano do Ensino Fundamental.
 Segundo a Secretaria de Educação, os horários serão preenchidos por aulas de Língua
Portuguesa e Matemática.
Os alunos do 1º e 2º, 3º ano terão 15 aulas semanais de Língua Portuguesa que corresponde
 a 60% da carga horária semanal, seis aulas de matemática (25%) e Educação Física e Artística
 ficam com 4 aulas semanais (15%).
No 3º ano a carga de Matemática sobe para 40% e cai a de Língua Portuguesa (para 35%). Só
 nos 4.º e 5.º anos os alunos passarão a aprender ciências, história e geografia, o equivalente
 a 7 aulas, ou seja, a mesma carga que se aplica hoje, num modelo em que desde o 1º ano
se tem essas matérias. Portanto, existe uma diminuição do conteúdo aplicado ao longo de todo
 E.F. Não há compensação de aulas no novo programa do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
A Secretaria de Educação argumenta que “o objetivo é tornar o currículo mais atraente”.
A professora Maria Izabel Noronha, Bebel, presidente do Sindicato dos Professores do Estado
 Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), criticou as mudanças. “Tem de haver um
fortalecimento em português e matemática, mas não retirar totalmente outras disciplinas.
As crianças precisam ter acesso ao conhecimento geral, senão a escola fica só para
habilitar”, destacou Bebel.
Já a Secretaria estadual de Educação emitiu nota apontando que estas matérias seriam
aplicadas de forma “transversal” dentro de outras matérias, ou em oficinas no decorrer do dia.
QUALIDADE DE ENSINO
Com o aumento das aulas ministradas, o governo estadual tenta melhorar os índices de
avaliação dos alunos dessas escolas em seus exames. Já que provas como o Saresp (Sistema
de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) avaliam somente as disciplinas
de Português e Matemática.
Há anos os índices patinam, apresentado números pífios de desempenho e demonstrando o que,
 na prática, se vê na maioria das escolas paulista.

No último dia oito a Secretaria de Educação divulgou os resultados do Índice de
Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de 2012, onde nos anos finais
do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) o rendimento dos alunos regrediu de 2,57 em 2011 para
 2,50. E na média geral, entre EF e Ensino Médio também houve redução do desempenho. De
 2,61 em 2011 para 2,59 em 2012.
O resultado apresentado pelos alunos na prova do Saresp para avaliar o desempenho do ensino
nos mostra que com 18 anos de governo tucano ainda temos 55,9% dos estudantes do 8º e 9º ano,
 com nível básico na aprendizagem de Língua Portuguesa, 28,5% abaixo do básico, apenas 14%
em nível considerado adequado e míseros 1,6% com nível avançado.
Em Matemática os índices da Secretária de Educação do Estado são ainda piores. 53,2% dos
alunos dos anos finais do EF estão no nível básico, 36,6% abaixo do básico. Menos de 10% dos
 alunos de toda a rede estão em nível adequado, apenas 9,1%. E só 1% de todos os alunos do
8º e 9º ano do Estado mais rico da federação são considerados nível avançado em Matemática.
Quando a amostragem se dá pelos alunos do Ensino Médio a situação é a mesma. Em Língua
Portuguesa 38,8% dos estudantes estão em nível básico e 34,4% abaixo do básico. 26,3% se
encontram em nível adequado e apenas 0,5% em nível avançado.
Já em matemática a situação é ainda pior do que no E.F. 55,8% dos alunos estão abaixo do básico
e 39,4% em nível básico. Em nível adequado somente 4,5% dos alunos alcançaram a faixa e
em nível avançado apenas 0,3%.

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