Nossa equipe vem desenvolvendo nesta escola um trabalho voltado para o protagonismo juvenil, incentivando uma maior participação dos alunos dentro processo educacional e nas atividades da escola.
Sendo assim, este ano organizamos junto com os alunos todo o processo de eleição do Grêmio Estudantil, desde a orientação prévia do que é o Grêmio Estudantil, sua importância, função e possibilidades, até a formação das chapas e organização das eleições.
Após as eleições demos prosseguimento com reuniões semanais com a chapa vencedora como forma de dar suporte e continuidade ao trabalho iniciado. Nestas reuniões os alunos levantaram como uma das ações que gostariam de realizar a reorganização e reabertura da sala de leitura, que encontrava-se fechada, sem professor responsável e com o acervo desorganizado.
Para que os alunos conseguissem avançar nesta ação a equipe Proinape realizou uma reunião entre o Grêmio e a direção para acertar as etapas do processo e dessa forma os alunos deram início a toda a organização da sala e do acervo para que a mesma pudesse ser reaberta. Os alunos criaram uma planilha para organização dos empréstimos e estão se responsabilizando pelos cadastros dos empréstimos, devoluções e possíveis cobranças. Nossa equipe está dando assessoria e apoio a esta ação.
A sala de leitura tem sido muito frequentada e elogiada pelos alunos, e vem tendo uma média de trinta empréstimos por dia!
Após algumas semanas de abertura da Sala de Leitura infelizmente a mesma precisou ser fechada para servir de depósito para aparelhos de ar condicionados que haviam chegado à escola!
Para que a ação dos alunos não fosse paralisada, e os mesmos deixassem de ter acesso ao acervo levamos a Sala de Leitura para o pátio!